Questão de gênero 22 de outubro de 2020

Durante as assembleias de classe do 5º ano, a professora Paula Sesso ouvia sempre as mesmas reclamações dos alunos: os meninos criticavam as meninas e as meninas criticavam os meninos, mas ambos manifestavam o desejo de brincarem e interagirem todos juntos, sem separação por gênero – tanto em ambiente presencial quanto em ambiente remoto.
Paula propôs aos alunos, então, a leitura do livro “Nossa rua tem um problema”, de Ricardo Azevedo. Questionados sobre a razão pela qual a leitura foi proposta, eles logo disseram “porque a nossa turma tem um problema”. “Após a leitura sobre o que uns diziam sobre os outros, eles chegaram à conclusão de que, assim como no livro, falam das mesmas coisas, só que cada um a partir do seu ponto de vista”, contou a professora.
A leitura da obra e a reflexão compartilhada, de acordo com Paula, provocaram uma significativa mudança de comportamento dos dois lados. “Eu olho para o que o outro faz, mas não olho para aquilo que eu faço”.
Mas como mudar a situação? A solução criada pelos próprios alunos foi a criação do “Diário dos sentimentos”, um lugar para expressarem as próprias emoções e sugerirem brincadeiras e outros momentos juntos – no ambiente virtual – para que meninos e meninas possam trabalhar em grupos mistos. “Eles estão sendo encorajados a procurarem novos grupos: meninos com meninas, duplas diferentes e grupos mistos”, explicou a professora.
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