Os pré-projetos constituem uma etapa de formalização da intenção dos candidatos ao solicitarem bolsa de estudos. Representa um primeiro esboço do trabalho a ser desenvolvido e as primeiras decisões importantes. Com essas informações, a coordenação vai apreciar a solicitação de bolsa.
O pré-projeto de TCC é um documento provisório que será alterado de acordo com as aprendizagens desenvolvidas no curso. Ele deve propor a elaboração um produto pedagógico, em consonância com as propostas de investigação e experimentação metodológicas tematizadas pelas diferentes disciplinas do curso. Tais produtos podem ser um projeto a ser desenvolvido em uma escola ou ambiente educativo, um artigo científico, uma pesquisa acadêmica, um plano de curso para estudantes ou professores, um aplicativo, um jogo, um conjunto de estratégias metodológicas a serem implementados em uma unidade escolar etc.
APRESENTAÇÃO
O pré-projeto deve ser escrito de acordo com a seguinte estrutura:
1. Página inicial contendo:
INSTITUTO VERA CRUZ
PROJETO DE TRABALHO A SER DESENVOLVIDO DURANTE O CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL DO INSTITUTO VERA CRUZ
Aluno:
Alguns aspectos a serem considerados na descrição do projeto (não há receita aqui, o propósito é ajudar a desenvolver e detalhar o projeto):
a) posicionamentos do educador:quais princípios presidirão suas escolhas, como seu projeto se relacionará com as práticas pedagógicas atuais do contexto educativo ao qual se direciona;
b) perguntas iniciais para investigação ou hipóteses iniciais
c) impacto pretendido com o produto,
d) parte experimental pretendida (plano de piloto de testagem de hipóteses junto ao público);
c) dados de pesquisa já coletados (se houver);
d) relato de processo até o momento;
e) primeira versão de cronograma de trabalho.
O detalhamento do projeto ajuda muito na tomada das primeiras decisões. Planejar implica antecipar e ensaiar a produção. O planejamento pode sugerir pesquisas para busca de informações que funcionarão como referências para desenvolvimento do produto. A intimidade do autor com os elementos que compõem seu universo de pesquisa e criação é fundamental para sustentar sua produção.
O pré-projeto é, portanto, desencadeador da produção. Certamente ele será alterado ao longo do curso. Também não significa que suas soluções sejam encontradas independentemente da criação (sempre é possível testar o plano e experimentar na prática sua funcionalidade para o objetivo que se tem). No entanto, o detalhamento do pré-projeto e das primeiras experiências de escrita do produto projetado podem aumentar sensivelmente a produtividade durante o processo.
Seja qual for a estratégia de planejamento utilizada pelo candidato, quando se inicia uma produção orientada por um projeto bem detalhado, as alterações subsequentes tornam-se importantes para refinar e aprofundar o planejamento inicial.
FORMATAÇÃO
O pré-projeto deve ser formatado seguindo estas especificações:
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os pré-projetos serão avaliados pela coordenação e docentes do curso de Metodologias Ativas de acordo com os seguintes critérios:
1. Clareza da proposta
2. Originalidade e/ou pertinência ao contexto educativo
3. Impacto pretendido no contexto educativo
4. viabilidade de execução nos dois anos de curso.