A educação para o trânsito (considerando o veículo e o pedestre) é um importante conteúdo de trabalho educacional, particularmente quando considerado o entorno da Escola. Ajudar os alunos a perceberem a importância do uso correto do espaço público e a necessidade de proceder de forma responsável, a fim de contribuírem para o aumento da segurança e da melhoria do trânsito, são objetivos das atividades em sala de aula.
Para que nossos alunos construam noções sólidas como usuários e responsáveis pelo espaço público, na condição de pedestres e passageiros, eles precisam contar com a colaboração dos pais e da Escola.
Nos arredores da Escola temos amplas áreas de estacionamento, faixas de pedestres, semáforos e um funcionário treinado para orientar a travessia. Insistimos para que haja orientação rigorosa aos responsáveis pelo transporte das crianças, especialmente no que diz respeito ao estacionamento em fila dupla, faixa de pedestres, corredor de acesso e guias rebaixadas.
Procuramos auxiliar as famílias que queiram organizar rodízios de transporte. Essa prática coincide com alguns de nossos objetivos educacionais, pois ela representa, para as crianças, a possibilidade de viverem, em seu dia a dia, uma situação concreta de convívio e cooperação, além de resultar na diminuição do número de veículos no entorno da Escola.
Os interessados deverão procurar a Secretaria na primeira semana de aula e fornecer os dados necessários para a comunicação com outras famílias (nome, telefone e email do responsável pelo transporte e nome e endereço do/a aluno/a). Na segunda semana de aula, a Secretaria enviará um email com cópia para todos os interessados, para colocá-los em contato uns com os outros, de modo que possam, assim, se organizarem para viabilizar os rodízios.