Grupo de Estudos As Relações Interpessoais na Escola
-
Coordenação: equipe da pós-graduação “As Relações Interpessoais na Escola: das competências socioemocionais à personalidade ética”
Professora mediadora: Profa. Dra. Flávia Vivaldi
Datas e horário:
. 32 horas de estudos.
. 8 encontros virtuais ao vivo, nos dias 17 de abril, 15 de maio, 19 de junho, 31 de julho, 21 de agosto, 18 de setembro, 23 de outubro e 13 de novembro.
. Das 19h30 às 21h30
. Atividades assíncronas (2 horas mensais) para construção de um banco de boas práticas.
Investimento: 6 parcelas de R$ 120,00.
Ingresso mediante análise de currículo.
Clique aqui para fazer sua inscrição.
SAIBA MAIS
O Grupo de Estudos As Relações Interpessoais na Escola iniciou-se em 2019, atendendo a um desejo dos alunos formados na primeira turma de pós-graduação com essa temática. Os estudos partem de um pressuposto teórico construtivista, o qual considera que o desenvolvimento da autonomia moral é uma meta importante para a educação e que a escola constitui local propício para o desenvolvimento das diversas relações de colaboração e cooperação, nessa dimensão das relações educativas, tão necessárias para a realização de um trabalho construtivo na escola, para a melhoria das interações sociais e para um maior favorecimento do desenvolvimento socioafetivo de crianças e adolescentes.
Este grupo está ligado aos estudos e pesquisas realizados no curso de pós-graduação As Relações Interpessoais na Escola: das competências socioemocionais à personalidade ética, sob coordenação da professora Adriana de Melo Ramos, e tem o objetivo de aprofundar os estudos sobre o desenvolvimento da moralidade, considerando os aspectos cognitivos e afetivos constituintes da formação da personalidade ética.
Temas de 2019:
- Conceitos teóricos da Psicologia Moral, Educação Moral e alternativas para uma nova educação.
- Questões da prática dos educadores.
- Ambiente sociomoral, educação em valores e desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral.
Temas de 2020:
- Conceitos teóricos das Práticas Morais.
- Estudo sobre as Práticas Morais.
- Questões interligando a prática dos educadores e os estudos realizados.
- Ambiente sociomoral, educação em valores e desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral.
Temas de 2021:
- Conceitos teóricos sobre relação família-escola.
- Estudo sobre as Práticas Morais que envolvem a relação família-escola.
- Questões interligando a prática dos educadores e os estudos realizados.
- Ambiente sociomoral, educação em valores e desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral.
Proposta de 2022:
Em cada encontro foram contempladas, sistematicamente, duas dinâmicas de estudos:
1. Capítulos de livros – construção coletiva de conhecimentos:
. BIAGGIO, Angela M. Brasil. Desenvolvimento moral: I. Aspectos cognitivos. In: ______. Psicologia do desenvolvimento. 23º ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 214-237.
. BANDURA, Albert. Desengajamento moral na perpetração de desumanidades/Impedindo a sustentabilidade ecológica através do desengajamento moral seletivo. In: BANDURA, Albert; AZZI, Roberta Gurgel; TOGNETTA, Luciene (org.). Desengajamento moral: teoria e pesquisa a partir da teoria social cognitiva. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 19-121.
2. Estudos de caso – Análise e intervenções construtivas: construção coletiva do banco de práticas.
Proposta para 2023:
Para nortear os estudos e discussões ao longo dos encontros, o livro escolhido é A mente moralista: Por que pessoas boas são segregadas por política e religião (HAIDT, Jonathan. Rio de Janeiro: Alta Cult Editora, 2020). O estudo do livro provocará uma revisão dos temas estudados em anos anteriores e abrirá espaço para reflexões de nosso cotidiano, em que a moral nem sempre tem sido o guia utilizado para motivar comportamentos e relações.
Público: educadores e profissionais da área educacional, com currículo comprovado em cursos de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu em Psicologia Moral e/ou Psicologia da Educação, com ênfase em convivência ética e relações interpessoais na escola ou integrantes de grupos de pesquisas que estudam nessa mesma área.
Professora mediadora: Dra. Flávia Vivaldi
Doutora em Psicologia Educacional, pela Unicamp; especialista em Relações Interpessoais e Desenvolvimento da Autonomia Moral na Escola, pela Unifran; Magíster em Programas de Intervención Psicologica em Contextos Educativos, pela Facultad de Psicología da Universidad Complutense de Madrid; Psicopedagoga, pela PUC Minas e Unincor. Pesquisadora do Grupo de Estudos “Ética, diversidade e democracia na escola pública” (Geddep), do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp; pesquisadora integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), da Unicamp/Unesp. Pesquisadora integrante do GT Moralidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp). Professora do curso de pós-graduação As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética, do Instituto Vera Cruz. Realiza pesquisas sobre as práticas morais e o desenvolvimento de personalidades ética e a implantação dos Planos de Convivência na Escola.